sexta-feira, maio 18, 2007

Grande Espiga!!

Diz a tradição que dantes, de manhã cedo, rapazes e raparigas iam para o campo apanhar a espiga e outras flores campestres a propósito daquele que é chamado o Dia da Espiga.
Celebra-se sempre na Quinta-feira da Ascensão e a ideia é ter um ramo (que é guardado ao longo de um ano, até ao Dia de Espiga do ano seguinte, pendurado algures dentro de casa) que tenha a dita da espiga ( que simboliza o pão), o ramo de folhas de oliveira (paz) e flores (alegria): o malmequer «traz» ouro e prata, a papoila «traz» amor e vida e o alecrim «traz» saúde e força.




Gosto da tradição e sou uma “assídua” da Espiga!
Não vou para o campo apanhar o ramo da espiga, mas ontem bem cedinho - eram 6h40, a caminho da MEGA FM, já eu estava a comprar o meu ramo: 2 Euros!! Carote, não?
É verdade que, hoje em dia, faz-se negócio com a tradição, mas pelo menos sempre se vai preservando o costume…

Já agora em jeito de curiosidade….
Acredita-se que este costume, que surge mais no centro e sul de Portugal, nasceu de um antigo ritual cristão, que era uma bênção aos primeiros frutos.
No entanto, por ter tanta ligação com a Natureza, pensa-se que vem bem mais de trás no tempo, talvez de antigas tradições pagãs associadas às festas da deusa Flora que aconteciam por esta altura e às quais se mantém ligada à tradição dos Maios e das Maias.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo comentou...

nao sabia os significados de cada flor! =) gostei de saber! obrigada sonia santos, por todas as manhas, e por esta informaçao! ;)

20 maio, 2007 16:53  

Enviar um comentário

<< Home

©2006 Mega FM - Todos os direitos reservados.